LEITURA SABATINA-3

PORÇÃO 3
TEMA: EM QUE NOME FOI BATIZADO
Leitura. Atos 19:1-9
18: 24 Ora, chegou a Éfeso e certo yehudin chamado Apolo, natural de Alexandria homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Yehoshu’, conhecendo, entretanto somente o batismo de Y’ochanan. 26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho do Deus eterno. 27 Querendo ele passar à Acaia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito os que pela graça haviam crido. 28 Pois com grande poder refutava publicamente os yehudim, demonstrando pela Torah que Yehoshu’ era o Messias.
19: E sucedeu que,enquanto Apolo estava em Corinto, Sha’ul, tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Creram vocês em Ieoxô’ o Messias? Responderam-lhe eles: Não, nem se quer ouvimos que haja Ieoxô’. 3 Tornou-lhes ele: Em quem fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de Y’ochanan. Mas Sha’ul respondeu: Y’ochanan ao administrar o batismo do arrependimento, disse ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Yehoshu’. 5 Quando ouviram isso,foram batizados em o nome do Senhor Yehoshu’.6 Havendo-lhes Sha’ul imposto as mãos,falavam em línguas e profetizavam. 7 E eram ao todo uns doze homens. 8 Sha’ul,entrando na sinagoga,falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino do Deus eterno. 9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho diante da multidão, apartou-se deles e separou os discípulos, discutindo diariamente na escola de Tirano.
COMENTÁRIO
Apolo; um voluntário notório.
Não intenciono falar de uma mitologia grega; mas, de um prosélito yehudim que estava na yehudeia, e que saiu ao deserto para ver e ouvir o profeta Y’ochanan, e que também crendo na sua mensagem, submeteu-se à sua consagração; ato que depois da conversão do apóstolo Sha’ul de Tashishe, passou a denominar-se batismo. Apolo; residia em Éfeso, na Grécia pra onde retornou após sua peregrinação na yehudeia ele era bastante conhecedor da Torah e dos profetas. Na Ásia; começou repetir o que ouvira do profeta Y’ochanan, e disto resultou o ajuntamento de doze pessoas que falavam o Grego; Lucas; o escritor dos Atos dos Apóstolos; nos capítulos dezoito e dezenove do seu livro, narrou sobre o encontro de Sha’ul o apóstolo, com estes discípulos de Apolo, assim como acima. V. 3 – Sha’ul; encontrou o grupo congregado, e ouvindo-os entendeu que já fossem discípulos de Yehoshu’; sob a instrução de algum outro pastor, e perguntou se aqueles eram crentes em Yeoxô’ (esta é a forma grega para Yehoshu’).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s