A TORAH DE MOSHÊH E O PERGAMINHO DE YEHOSHU’

Y’HWH; ordenou a Moshêh que tirasse o povo de Ysrael da terra do Egito; e, estando com o povo no deserto, Moshêh o legislador; deu-lhes a Torah através da qual o povo seria regido. Moshêh promulgou a Torah, e estabeleceu um sacerdócio com os seus cultos, ritos, leis e sacrifícios; e enquanto legislava ao povo, disse: “PROFETA DO MEIO DE TI, DENTRE OS TEUS IRMÃOS, COMO SOU EU, Y’HWH TE FARÁ SURGIR; A ELE OUVIREIS”. No mesmo lugar, disse o Altíssimo a Moshêh: “PROFETA FAREI SURGIR DO MEIO DOS SEUS IRMÃOS, COMO TU ÉS; E POREI AS MINHAS PALAVRAS EM SUA BOCA E ELE LHES FALARÁ TUDO O QUE EU LHE ORDENAR”. Devarim 18: 15 e 18.
Sha’ul o apóstolo dos gentios; na epístola aos Hebreus escreveu: “Havendo Y’HWH o Deus eterno antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder; havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se a Majestade, nas alturas, feito tanto mais excelente do que anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles”. Hb. 1: 1- 4.
Yehoshu’, é o profeta anunciado por Moshêh; e de quem Sha’ul falou escrevendo aos hebreus; dele, David, também escreveu: “… VÊ, TRAREI UM PERGAMINHO, NARRANDO O QUE ME ACONTECER.” Sal. 40: 8.
Assim como Moshêh legislou a Torah, e ensinou-a ao povo; Yehoshu’,ensinou o Pergaminho; as Boas Novas ou Nova Aliança. Yehoshu’, sendo interrogado, concernente o mandamento, disse: Amará a Y’HWH teu Deus de todo o teu coração, com todo o teu espírito, e de todo o teu entendimento; e disse mais: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Continuando a sua legislação, disse mais: Ouviste que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para cobiçá-lo, já em seu coração cometeu adultério com ela. Assim, tendo a nação de Ysrael por seu colegiado, ensinou ao povo, como fez Moshêh no deserto.
Ora; havendo Moshêh anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a Torah; tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã e purpúrea e hissopo aspergiu tanto a própria Torah como todo o povo. Yehoshu’ havendo ensinado a todo o povo, entregou-se dando a sua vida, e com o seu próprio sangue fez a purificação dos nossos pecados, e mandou que se pregassem em seu nome as Boas Novas, por todo o mundo a toda criatura; para que os que crêem sejam salvos; mas, os que não crêem sejam condenados; os apóstolos, que foram testemunhas oculares destas coisas; escreveram o pergaminho; como disse Y’ochanan: “Ainda muitas outras coisas há que Yehoshu’ fez; as quais; se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevesse”.
Moshêh promulgou a Torah no primeiro, Pentecostes festejado por Ysrael no deserto; Yehoshu’ promulgou a Grande Congregação com o seu sacerdócio, cultos, ritos, e ordenanças, no primeiro, Pentecostes após a sua ressurreição dentre os mortos. Enquanto a Torah era promulgada no deserto, Y’HWH o eterno, manifestou-se ao povo em fogo; enquanto o shofah era ouvido longamente, e todo o Monte fumegava. Yehoshu’ ao promulgar sua igreja, apareceu sobre ela em forma de fogo, e todo o povo ouvia em sua própria língua, a voz da Congregação magnificando a Y’HWH o Grande Deus; fervorosamente.
Desta forma, a Torah, regeu estatutariamente a Congregação de Ysrael desde a sua promulgação no deserto, até, ser promulgado o Pergaminho ou As Boas Novas do Reino dos Céus, na cidade de Yehoshaláym na terra de Ysrael, por Yehoshu’; em Espírito; o Santo, num dia de Pentecostes.
Daí, segue a segunda parte da pronunciação de Moshêh, quando disse: Quem não ouvir a este profeta, será excluído de entre o povo.
Portanto, a Grande Congregação; onde não há diferença entre yehudim e gentio, macho ou fêmea também chamada de igreja, é regida estatutariamente pelo Pergaminho de Yehoshu’; o Bessorah.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s