PORÇÃO SABATINA 10 – REVISTA SABATINA

PORÇÃO 10
Jun./ago.
TEMA: O TERCEIRO TEMPLO DE YEHOSHALÉM
Leitura: Zehariá 6: 9-13.
E a palavra de Y’HWH veio a mim, dizendo: 10 Toma dos que voltaram do exílio de Heldai, Toviá e Iedaiá e tu virás, naquele dia,à casa de Ioshiá filho de de Tsefaniá, que também retormou de Babilônia, 11 e busca lá prata e ouro,e com estes metais molda coroas, e coloca uma delas sobre a cabeça de Yehoshu’ filho de Iehotsadác, o sumo-sacerdote, 12 e diz-lhe: Assim disse Y’HWH dos exércitos: Eis aqui um homem cujo nome é Tsêmah, que brotará de seu lugar e construirá o Templo de Y’HWH. 13 Ele construirá o Templo de Y’HWH , estará coberto de glória e sentará como governante em seu trono; haverá um sacerdote perante seu trono, e entre eles ficará estabelecido o conselho de paz.
COMENTÁRIO
O TERCEIRO TEMPLO
O Templo em hebreu Rémez, em três passagens, este nome se aplica ao tabernáculo levantado por Moshêh Rabenu no deserto Exemplo: I Sh’muel. 1.9, se lê “… E o sacerdote Eli estava sentado na sua cadeira, junto ao umbral do templo de Y’HWH…” e 3.3, “… e a lâmpada de Deus ainda não havia se apagado no templo…” etc.
O rei David ajuntou material, Sh’lomom seu filho edificou o Templo no Monte Moriá, no lugar que Y’HWH o Senhor ordenara a David; II Cro. 3.1. Deste templo se dizia: é uma das sete maravilhas do mundo; no ano 587 antes do nascimento de Yehoshu’ Ha Mashiach, Nabukudurri-usur filho de Nabopolassar e rei de Babilônia reduziu-o a cinzas, e Ciro o rei dos persas autorizou a reedificação e passou a chamar templo de Zorobabel.
No ano 19 antes do nascimento de Yehoshu’ HaMashiach,Herod começou a edificar o Templo que teve o seu nome;os trabalhos de construção,duraram por qurenta anos;Yeshu’ predisse a destruição deste templo e a destruição aconteceu no ano 70 da presente era quando o Genl. Tito filho de Vesparsiano invadio Yehoshaláym e um soldado romano pôs fogo no Templo que reduziu-se a cinzas.
O profeta Zehariá falou dizendo:”Assim disse Y’HWH dos Exercitos:eis aqui um homem cujo nome é Têmah que brotará de seu lugar e construirá o Templo de Y’HWH. Ele construirá o templo de Y’HWH,estará coberto de glória e sentará como governante em seu trono,e entre ele ficará estabelecido o conselho de paz”.Zec.6.12. Já vimos que Sh’muel falou do Rémez Templo, referindo-se ao tabernáculo; Zehariá porém,falou do terceiro Templo referindo-se a CORPO broto;Yehoshu’ foi gerado de Myriam, moça da casa e família de David;o anjo de Y’HWH lhes apareceu e fez que nela si gerasse a santa semente; Ele é o Deus forte,o conselheiro,Pai da eternidade e como homem,Príncipe da paz. Dele falou Sh’aul o apóstolo: “Ele é a Expressa imagem do invisível; Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Yehoshu’ o yehudin conhecido como Yeshu’ o nazareno, é o IMANUEL (Deus entre nós); é o rei de Yeshurum,o desejado das nações; Y’ochanan o apóstolo da Ilha de Pátimos, escrevendo as Boas Novas (no pergaminho que leva o seu nome), narrou que numa festa em Yehoshaláym uns gregos pediram a Filipe dizendo: Senhor; queríamos ver Yeshu’ o profeta de Nazaré e Yehoshu’ ao ser informado disto, olhou para o céu e disse:Pai,é chegada a hora;glorifica teu filho;e uma voz ressoou dos céus dizendo:Já o tenho glorificado e ainda o glorificarei;não resta dúvida! É este o profeta de quem falou Moshêh Rabenu aos Pais no deserto, dizendo: ”Profeta do meio de ti, dentre os teus irmãos, como sou eu, Y’HWH ti fará surgir; a Ele ouvireis”.
Só um incrédulo, de coração reluta em aceitar o Verbo de Deus. Ora, quando Yehoshu’ disse: “Derribai este Templo, e em três dias o reconstruirei”, ele falava do seu corpo o terceiro Templo que os homens haveriam de matá-lo, mas, no terceiro dia ele ressuscitou; como foi dito: Ele construirá o templo, estará coberto de glória.
Shaul; advertiu a congregação dizendo: “Não sabeis vós que sois o Templo do Deus Eterno; e que Ele habita em vós?”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s