PORÇÃO 12 REVISTA SABATINA

PORÇÃO 12
Jun./agost.2011
TEMA: O PERGAMINHO E ATORAH
Fonte:Pergaminho de Yehoshu’
Leitura Heb. 1:1-14
1 Havendo Y’HWH o Deus eterno antigamente falado muitas vezes,e de muitas maneiras,aos pais,pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho,a quem constituiu herdeiro de todas as coisas,e por quem fez também o mundo; 3 sendo Ele o resplendor da sua glória e a expressa,IMAGEM do seu ser,e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,havendo Ele mesmo feito a purificação dos pecados,assentou-se, a Majestade, nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais:Tu é Meu Filho,hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei como Pai, e Ele me será como Filho? 6 E outra vez,ao introduzir no mundo o pri-mogênito,diz: E todos os anjos do Altíssimo o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos diz: quem de seus anjos o faz ventos,e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz:O teu trono,ó Deus subsiste pelos séculos dos séculos,e cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amas a justiça e abominas a maldade e,por isso,Y’HWH,teu Deus,te ungiu com óleo de júbilo dentre todos os seus pares; 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra,e os céus são obras das tuas mãos; 11 eles perecerão,mas tu permaneces;e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual manto os enrolarás,e como roupa se mudarão. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés? 14 Não são todos eles (os anjos) espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
COMENTÁRIO
Y’HWH; ordenou a Moshêh que tirasse o povo de Ysrael da terra do Egito; e, estando com o povo no deserto, Moshêh o legislador; deu-lhes a Torah através da qual o povo seria regido. Moshêh promulgou a Torah, e estabeleceu um sacerdócio com os seus cultos, ritos, leis e sacrifícios; e enquanto legislava ao povo, disse: “PROFETA DO MEIO DE TI, DENTRE OS TEUS IRMÃOS, COMO SOU EU, Y’HWH TE FARÁ SURGIR; A ELE OUVIREIS”. No mesmo lugar, disse o Altíssimo a Moshêh: “PROFETA FAREI SURGIR DO MEIO DOS SEUS IRMÃOS, COMO TU ÉS; E POREI AS MINHAS PALAVRAS EM SUA BOCA E ELE LHES FALARÁ TUDO O QUE EU LHE ORDENAR”. Devarim 18: 15 e 18.
Sha’ul o apóstolo dos gentios; na epístola aos Hebreus escreveu: “Havendo Y’HWH o Deus eterno antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder; havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se a Majestade, nas alturas, feito tanto mais excelente do que anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles”. Hb. 1: 1- 4.
Yehoshu’, é o profeta anunciado por Moshêh; e de quem Sha’ul falou escrevendo aos hebreus; dele, David, também escreveu: “… VÊ, TRAREI UM PERGAMINHO, NARRANDO O QUE ME ACONTECER.” Sal. 40: 8.
Assim como Moshêh legislou a Torah, e ensinou-a ao povo; Yehoshu’, ensinou o Pergaminho; as Boas Novas ou Nova Aliança. Yehoshu’, sendo interrogado, concernente o mandamento, disse: Amará a Y’HWH teu Deus de todo o teu coração, com todo o teu espírito, e de todo o teu entendimento; e disse mais: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Continuando a sua legislação, disse mais: Ouviste que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para cobiçá-lo, já em seu coração cometeu adultério com ela. Assim, tendo a nação de Ysrael por seu colegiado, ensinou ao povo, como fez Moshêh no deserto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s