PORÇÃO 12 REVISTA SABATINA

PORÇÃO 12
Jun./agost.2011
TEMA: O PERGAMINHO E ATORAH
Fonte:Pergaminho de Yehoshu’
Leitura Heb. 1:1-14
1 Havendo Y’HWH o Deus eterno antigamente falado muitas vezes,e de muitas maneiras,aos pais,pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho,a quem constituiu herdeiro de todas as coisas,e por quem fez também o mundo; 3 sendo Ele o resplendor da sua glória e a expressa,IMAGEM do seu ser,e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,havendo Ele mesmo feito a purificação dos pecados,assentou-se, a Majestade, nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais:Tu é Meu Filho,hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei como Pai, e Ele me será como Filho? 6 E outra vez,ao introduzir no mundo o pri-mogênito,diz: E todos os anjos do Altíssimo o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos diz: quem de seus anjos o faz ventos,e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz:O teu trono,ó Deus subsiste pelos séculos dos séculos,e cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amas a justiça e abominas a maldade e,por isso,Y’HWH,teu Deus,te ungiu com óleo de júbilo dentre todos os seus pares; 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra,e os céus são obras das tuas mãos; 11 eles perecerão,mas tu permaneces;e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual manto os enrolarás,e como roupa se mudarão. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés? 14 Não são todos eles (os anjos) espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
COMENTÁRIO
Y’HWH; ordenou a Moshêh que tirasse o povo de Ysrael da terra do Egito; e, estando com o povo no deserto, Moshêh o legislador; deu-lhes a Torah através da qual o povo seria regido. Moshêh promulgou a Torah, e estabeleceu um sacerdócio com os seus cultos, ritos, leis e sacrifícios; e enquanto legislava ao povo, disse: “PROFETA DO MEIO DE TI, DENTRE OS TEUS IRMÃOS, COMO SOU EU, Y’HWH TE FARÁ SURGIR; A ELE OUVIREIS”. No mesmo lugar, disse o Altíssimo a Moshêh: “PROFETA FAREI SURGIR DO MEIO DOS SEUS IRMÃOS, COMO TU ÉS; E POREI AS MINHAS PALAVRAS EM SUA BOCA E ELE LHES FALARÁ TUDO O QUE EU LHE ORDENAR”. Devarim 18: 15 e 18.
Sha’ul o apóstolo dos gentios; na epístola aos Hebreus escreveu: “Havendo Y’HWH o Deus eterno antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder; havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se a Majestade, nas alturas, feito tanto mais excelente do que anjos, quando herdou mais excelente nome do que eles”. Hb. 1: 1- 4.
Yehoshu’, é o profeta anunciado por Moshêh; e de quem Sha’ul falou escrevendo aos hebreus; dele, David, também escreveu: “… VÊ, TRAREI UM PERGAMINHO, NARRANDO O QUE ME ACONTECER.” Sal. 40: 8.
Assim como Moshêh legislou a Torah, e ensinou-a ao povo; Yehoshu’, ensinou o Pergaminho; as Boas Novas ou Nova Aliança. Yehoshu’, sendo interrogado, concernente o mandamento, disse: Amará a Y’HWH teu Deus de todo o teu coração, com todo o teu espírito, e de todo o teu entendimento; e disse mais: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Continuando a sua legislação, disse mais: Ouviste que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para cobiçá-lo, já em seu coração cometeu adultério com ela. Assim, tendo a nação de Ysrael por seu colegiado, ensinou ao povo, como fez Moshêh no deserto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s