PORÇÃO – 01- REVISTA SABATINA

PORÇÃO – 01- REVISTA SABATINA
Set./Nov. 2011
TEMA: Y’OCHANA IMERSOR OU CONSAGRADOR?
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Leitura: Mattatyahuh 3:1- 17
Naqueles dias apareceu Y’ochanan, o batizador, pregando no deserto da yehudeia, 2 dizendo: Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus.3 Porque este é o anunciado pelo profeta Yeshaiahuh, que diz: No deserto clama uma voz: Prepare um caminho para Y’HWH, aplane, no ermo, uma estrada para o nosso Deus, endireitai as suas veredas. 4 Ora, Y’ochanan usava uma veste de pelos de camelo,e um cinto de couro em torno de seus lombos;e alimentava-se de gafanhoto e mel silvestres.5 Então iam ter com ele os de Yehoshaláym,de toda yehudeia, e de toda a circunviziança do Rio Iahen,6 e eram por ele batizados no rio Iahen confessando os seus pecados.7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes:Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? 8 Produzir, pois, frutos dignos de arrependimento, 9 e não queiram dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a abhamom; porque eu vos digo que mesmo destas pedras o Deus eterno pode suscitar filhos a Abhamom.10 E já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. 11 Eu, na verdade vos consagro (batizo) em água na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará em Espírito; o Santo; e em fogo. 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. 13 Então veio Yehoshu’ da Galil ter com Y’ochanan, junto do Iahen, para ser batizado por ele. 14 Mas Y’ochanan o impedia, dizendo: Eu que preciso ser batizado por ti; e tu vens a mim? 15 Yehoshu’, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda justiça. Então ele consentiu. 16 Batizado que foi Yehoshu’ saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito descendo na forma de pomba e vindo sobre ele; 17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo.
COMENTÁRIO
O profeta Y’ochanan; ganhou pela Congregação do Mashiach, o título de batizador; Ele, porém, na verdade não imergia (do hb. matibil); ele operava o ato de consagração (meluím); lavando o candidato. Ora, se Y’ochanan imergisse, Yehoshu’ seria sepultado duas vezes. (confira Atos 26:16 e 22:16)Outrossim, vale lembrar, que foi Sha’ul, quem introduziu na igreja, a forma imersão.(conf.Rom.6:3,4.)
v.13. Yehoshu’ veio a Y’ochanan, para ser consagrado (hb. mekudash); a semelhança de sua mãe Elisheva, quando da visita de Myriam (Lc.1:39-45); Y’ochanan, sentiu a virtude divina em Yehoshu’, por isso, recusava oficiar sobre Ele.
Y’ochanan; foi enviado para oficiar uma purificação nos filhos de Ysra’el; como Yehoshu’ em tudo foi igual aos irmãos, disse para Y’ochanan: “Deixa, pois, nos importa obedecer toda a justiça. (hb.5:8,9).Ao sair Y’ehoshu’ da água, Y’ochanan, viu o céu aberto, e que em forma de pomba, veio o Espírito sobre Yehoshu’; sabemos que espírito não pode ser visto humanamente; por isso, houve a forma corpórea, para que fosse visto.(Y’ochanan 1:32).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s