REVISTA SABATINA-PORÇÃO 04

PORÇÃO -04
SET./NOV.2011
TEMA: ESFORÇAI-VOS
Fonte:Pergaminho de Yehoshu’
Leitura: Myriam 2:1-9 e 3:1-12
2: Kefah disse a Myriam: Irmã; sabemos que o Salvador te amava mais do que qualquer outra mulher. 2 Contam-nos as palavras do Salvador, as de que te lembras àquelas que só tu sabes e nós nem ouvimos. 3 Myriam Magdala respondeu dizendo: Esclarecerei a vós o que está oculto. E ela começou a falar essas palavras: 4 Eu, disse ela; eu tive uma visão do Senhor e contei a ele: Mestre; apareceste-me hoje numa visão; 5 Ele respondeu e me disse: Bem-aventurada sejas; por não teres fraquejado ao ver-me. Pois onde está a mente a um tesouro. 6 Eu lhe disse: Mestre, aquele que tem uma visão vê com a mente ou com o espírito? 7 Yehoshu’ respondeu e disse: Não vê nem com a mente nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos assim é que tem a visão. 8 E o desejo disse à mente: Não te vi descer; mas agora te vejo subir. Porque falas mentira, já que pertences a mim? 9 A mente respondeu e disse: Eu te vi. Não me viste, nem me reconheceste. 10 Depois de dizer isso, a mente, foi embora exultante de alegria.
3 De novo alcançou a terceira potência chamada igno-rância; a potência; inquiriu a mente dizendo: Aonde vais? 2 Estais aprisionadas à maldade. Estás aprisionada; não julgues! 3 E a mente disse: Porque me julgaste apesar de eu não haver julgado? 4 Eu estava aprisionada; no entanto, não aprisionei. Não fui reconhecida que o Todo se está desfazendo; tanto as coisas terrenas, quanto as celestiais. 5 Quando a mente venceu a terceira potência, que assumiu sete formas.6 A primeira forma, trevas; a segunda, desejo; a terceira, ignorância; a quarta é a comoção da morte; 7 a quinta é o reino da carne; a sexta; é a vã sabedoria da carne; 8 a sétima; é a sabedoria irada. Essas são as sete potências da ira. 9 Elas perguntaram à mente: De onde vens devoradora de homens; ou aonde vais, conquistadoras do espaço? 10 A mente respondeu dizendo: O que me subjugava, foi eliminado e o que me fazia voltar foi derrotado…; e meu desejo foi consumido; e a ignorância morreu. 11 Num mundo; fui libertada de outro mundo; num tipo; fui libertada, de um tipo celestial; e também dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. 12 Daqui em diante; alcançarei em silêncio; o final do tempo propício, do reino eterno.
COMENTÁRIO
Os escritos apostólicos; deixam transparecer que havia dissensão na congregação apostólica sobre quem era o líder, o mais amado pelo Senhor Yehoshu’; (Y’ochanan 13:23) ainda que Yehoshu’ amasse a todos igualmente; Y’oc. 13:1. Como se ler no verso primeiro deste capítulo, Kefah repete o hábito ao dirigir-se à Myriam, dizendo que ela, era mais amada por Yehoshu’; que as demais irmãs; e, pediu-lhe que revelasse a eles quis conversa lhes teria falado em particular. Sem vacilar, Myriam, os expôs uma revelação em sonho, que tivera com o Senhor Yehoshu’.
Certa ocasião, depois de ter multiplicado pães para uma multidão, e, havendo os discípulos, zarpado e já navegado muito noite adentro; Yehoshu’ foi ter com eles, andando sobre o mar; ao vê-lo, os apóstolos e os demais discípulos que com eles estavam, fraquejaram; pois, tiveram medo e gritaram; Mat.14:25-27. Myriam, não fraquejou ao vê-lo. Onde está a mente. Leia: Is.26:3. Sal.7:9. Rom.12:2 e 14:5. II Tim.3:8. I Cor. 14:15. Hb.8:10. A partir do v. 8 desta porção, encontramos uma alegoria sobre o domínio próprio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s