REVISTA SABATINA- PORÇÃO 08

PORÇÃO- 08
Set./Nov.2011
TEMA: YESHU’ O VERBO
Fonte: Pergaminho e Torah
Leituras:Y’ochanan 1:1-14 Bereshith 1:1
1 No princípio era a palavra, e a palavra, era Y’HWH o eterno Deus; e a palavra, era o próprio Deus. 2 Ela estava no princípio com Y’HWH.3 Todas as coisa foram feitas por Ela,e,sem Ela nada do que foi feito se fez. 4 Nela estava a vida,e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado de Y’HWH o eterno, cujo nome era Y’ochanan. 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz,mas veio para dar testemunho da luz.9 Pois a verdadeira luz,que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.10 Estava Ele no mundo,e o mundo foi feito por Ele,e o mundo não o conheceu.11 Veio para o que era seu,e os seus não o receberam.12 Mas,a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome; deu-lhe o poder de se tornarem filhos do Deus eterno; 13 estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne,nem da vontade do varão, mas de Y’HWH o Deus eterno.14 A palavra se fez carne,e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;e vimos a sua glória, como a glória do uni-gênito do Pai.
COMENTÁRIO
No primeiro livro da Torah; no verso primeiro; se ler em hebreu: BERESHITH HELÛ BARÉ HAMAYYM ELEM; traduzindo-se tendo em conta os valores numéricos do vocábulo “bereshith”, ler-se: YESHU’; DEUS, CRIOU OS CÉUS E A TERRA. Yeshu’, é um atérese, em relação à Yehoshu’; assim como CHICO EM RELAÇÃO A FRANCISCO.
Luz do mundo.
Yehoshu’, sancionou estas afirmações do apóstolo; como lemos acima, quando disse eu sou a luz que vim ao mundo. Y’oc.12:45,46.
Veio para os seus.
A nação de Ysrael; foi escolhida por Y’HWH; o Deus eterno, para ser um povo especial entre todos os povos da terra; Shemoth 19:5,6. O apóstolo Sha’ul, escrevendo à congregação diz: Irmãos o bom desejo do meu coração e a minha súplica ao Deus eterno por Israel é para a sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo do Deus terno, mas não com entendimento. Porquanto não conhecendo a justiça do Deus eterno, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram, à justiça do Deus eterno. Pois o Messias é o fim da lei cerimonial para justificar a todo aquele que crê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s