REVISTA SABATINA PORÇÃO 15

PORÇÃO 15
DEZ/2011
TEMA: ABHAMOM O GRANDE EXEMPLO DE FÉ
LEITURA: HEB.7:1-28
7 Porque este MalkiTsedec, rei de Shalém,sacerdote de Y’HWH o Altíssimo,que saiu ao encontro de Abhamom quando este regressava da matança dos reis,e os abençoou, 2 a quem também Abhamom separou o dízimo de tudo (sendo primeiramente por interpretação do seu nome,rei de justiça,e depois também rei de Shalém,que é rei de paz; 3 sem pai,e sem mãe,sem genealogia,não tendo princípio de dias nem fim de vida,mas feito semelhante ao Filho de Y’HWH), permanece sacerdote para sempre. 4 Considerai, pois,quão grande era este,a quem o patriarca Abhamom deu o dízimo dentre os melhores despojos. 5 E os que dentre os filhos de Yillavé recebe o sacerdócio tem ordem, segundo a Torah,de tomar os dízimos do povo,isto é,de seus irmãos,ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abhamom; 6 mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles,tomou o dízimo de Abhamom,e abençoou ao que tinha as promessas. 7 Ora,sem contradição alguma,o menor é abençoado pelo maior. 8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém,os recebe aquele de quem se testifica que vive. 9 E,por assim dizer,por meio de Abhamom,até Yillavé,que recebe dízimos, pagou dízimos, 10 porquanto ele estava ainda nos lombos do seu pai quando MalkiTsedec saiu ao encontro deste. 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sobe este o povo recebeu a Torah), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de MalkiTsedec,e que não fosse contado segundo a ordem de Aram? 12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz mudança da lei. 13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem, pertence à outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar, 14 visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu da tribo de Yehudá, tribo da qual Moshêh nada falou acerca de sacerdotes. 15 E ainda muito mais manifesto é isto, se a semelhança de MalkiTsedec se levanta outro sacerdote, 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma indissolúvel. 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de MalkiTsedec. 18 Pois, com efeito, uma vez cumprido, o mandamento anterior é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade 19 (pois a lei cerimonial nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Y’HWH. 20 E visto que não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, 21 mas este com juramento daquele que disse:Jurou o Senhor,e não se arrependerá:Tu és sacerdote para sempre), 22 de tanto maior pacto Yehoshu’ foi feito fiador. 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, 24 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente, os que por ele se chegam a Y’HWH, porquanto vive sempre para interceder por eles. 26 Porque nos convinha um sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; 27 que não necessita como os sumos sacerdotes, oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto o fez, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. 28 Porque a lei (para o cerimonial) constituiu sumo sacerdote a homens que tem fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constituiu o Filho, para sempre aperfeiçoado.
COMENTÁRIOS
Abhamom é o grande exemplo de fé, a ser seguido por qualquer pessoa que deseje agradar ao Deus eterno. Abhamom; saiu de sua terra, do seio de sua parentela em atendimento a uma revelação divina; e saiu sem saber para onde ia. Em figura, deu o seu filho e o recobrou de sobre o altar; e, graciosa e voluntariamente deu os dízimos de tudo quanto possuía. De forma, que os dízimos, como o shabath; não é da LEI, como muitos acham.

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