PORÇÕES SABATINA 01 -02

Porção 01

Jan/mar. 2012

Fonte: Pergaminho de Yehoshu’

Tema: Trabalho Divino

Leitura:   Y’ochanan 5:17-29

17 Mas Yehoshu’ lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os yehudim ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava os shabat, mas também dizia que Y’HWH o Deus eterno era o seu próprio Pai, fazendo-se igual ao Deus eterno. 19 Disse-lhes, pois, Yehoshu’: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho faz igualmente. 20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo quanto ele mesmo faz; e maiores obras do que estas; mostrar-lhes-á, para que vos maravilheis. 21 Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o filho dá vida a quem ele quer. 22 Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, 23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho do eterno Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmo; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.             

COMENTÁRIO

O período da criação, não foi encerrado no sexto dia, com a criação de Adom e Hava, sua mulher. Ainda que no sétimo dia, Y’HWH o Deus eterno, haja feito uma pausa, a qual Ele chamou shabath; no seu tempo próprio, Ele continuou a trabalhar; exemplo: na criação da arca e ao enviar o dilúvio para a destruição dos filhos dos anjos; ou seja, os gigantes. Na destruição da torre de Babel, na criação ou formação da nação de Ysrael; na preservação dos filhos de Israel, na terra de Cam; no Egito; na travessia do Mar Vermelho e na destruição de Yerihó.

Dos versos: 19 – 24; são águas borbulhantes.

 Nestes, Yehoshu’ oculta a sua essência; valorizando o corpo que nascera de mulher, o qual Ele o fez um pouco menor que o dos anjos; porém noutros momentos, como no capítulo 10:30  que diz: “Eu e o Pai somos um”; ou no capítulo 14:7,8, que diz:” Se vós me conhecêsseis a mim, também conhecereis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes  visto. 8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai,e isso nos basta. 9 Respondeu-lhe Yehoshu’: Já faz tanto tempo que eu estou convosco,e não me conheceis Filipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

 

 

PORÇÃO 02

JAN/MAR 2012

Fonte Pergaminho de Yehoshu’

Tema: Manual do cidadão do céu

Leitura:II Kefah 2:1-16

 2 Deixando,pois,toda a malícia,todo o engano, e fingimentos,e invejas,e toda maledicência, 2 desejai como meninos recen-nascidos,o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, 3 se é que já provaste que o Senhor é bom; 4 e, chegando-vos para ele,pedra viva, rejeitada,na verdade,pelos homens, mas, para com Deus eleita, e preciosa, 5 vós também,quais pedras vivas,sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo,a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Y’HWH em Yeshu’ o Messias.6 Por isso,na Torah se diz:Eis que ponho em Tsian uma principal pedra angular,eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.7 E assim para vós, os que credes,é a preciosidade;mas para os descrentes,a pedra que os edificadores rejeitaram,esta foi posta como a principal da esquina, 8 e:Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo;porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes;para o que também foram destinados. 9  Mas vós sois a geração eleita,o sacerdócio real,a nação santa,o povo adquirido,para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;10 vós que outrora nem éreis povo,e agora sois povo de Y’HWH o Deus eterno;vós que não tínheis alcançado misericórdia,e agora a tendes alcançado. 11 Amados; exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne que combatem contra a uma pura consciência; 12 tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem ao Deus eterno no dia da visitação. 13 Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, 14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15 Porque assim é à vontade do Deus eterno, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos. 16 Como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos do Deus eterno. 

COMENTÁRIO

É preciso atender as regras escritas neste pergaminho, para que alguém seja um verdadeiro cidadão do céu.

O culto racional, apresentado religiosamente pelo mashiensses; quando este anda em espírito, conforme a regra divina, em santificação e honra, agrada ao Senhor Yehoshu’ o Deus eterno, e alegra a Congregação. Quando, porém, alguém se dizendo discípulo; anda em malícia, engano, fingimentos, invejas, e maledicência, em incredulidade e desobediência;  ainda que,compareça na comunidade e apresente o seu culto racional, não são aceitos; pois, diz em certo lugar:” Que tens tu ó ímpio que tomar nos teus lábios as minhas palavras, se lanças para detrás de ti os meus mandamentos?” Isto, é por que os que estão procedendo segundo a carne, não são agradáveis a Yehoshu’ o nosso Deus.Portanto, vede prudentemente como procedes entre os gentios, e a Congregação do Senhor.       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s