PORÇÃO SABATINA 03

Porção 03
Jan/mar 2012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Tema: AINDA VIVE EM TI A VELHA NATUREZA
Leitura: Ya’acov 4:1-16
4 Donde vem as guerras e contendas entre vós? Porven-tura não vem disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais e nada tendes; logo matais,invejais,e não podeis alcançar;logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal,para o gastardes em vos-
sos deleites.4 Infiéis,não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra o Deus eterno? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Yehoshu’ o Deus eterno. 5 Ou pensais que em vão diz a Torah:O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? 6 Todavia,dá maior graça. Portanto diz: Y’HWH resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos húmildes. 7 Sujeitai-vos,pois,ao Deus Eterno; mas resisti ao Diabo,e ele fugirá de vós.8 Chegai-vos para o Deus eterno,e ele se chegará para vós. Limpem as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante; purificai os corações. 9 Senti as vossas misérias,lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto,e a vossa alegria em tristeza.10 Humilhai-vos perante o Senhor,e ele vos exaltará.11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros.Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da Torah, e julga a Lei; ora, se julgas a Lei, não é observador da lei, mas juiz. 12 Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porem, quem és que julgas o próximo? 13 Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos, a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14 No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. 15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna. 17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
COMENTÁRIO
Enquanto a velha natureza, isto é, as sete potências os desejos carnais, estão no domínio da pessoa, esta pessoa, permanece em guerra interior, a qual reflete em forma de ações; como no caso do adultério que começa pela inveja e cobiça; e gera contendas, guerras e mortes. T’om 4:3, Myriam 1:8, e Lev. 20:10.
O CUIDADO COM A RELAÇÃO, ENTRE O CRENTE, E O MUNDO.
O mundo; mostra-se ou é mostrado ao mashiensse, como muitíssimo belo; vantajoso e amável; isto, porém, é como a isca que engoda e mata o peixe; quem descuidadosamente os abraça, torna-se seu escravo. Daí, a exortação a que sujeitemo-nos ao Deus eterno; pois, aquele a quem nos apresentamos para servir, deste, seremos servos; da justiça para a vida, ou do pecado, para a morte. (ver:I Y’ochanan 2:15, e T’om 3:16.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s