PORÇÃO 06

PORÇÃO 06
Jan/mar. 2012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Tema: FIRMESA NA FÉ
Leitura: Gal. 5:1-18.
5 Para a liberdade, foi que o Messias nos libertou; permanecei pois firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão. 2 Eis que eu, Sha’ul, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, o Messias de nada vos aproveitará. 3 E de novo testifico a todo o homem que se deixar circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei cerimonial. 4 Separados estais do Messias, vós os que vos justificais pela lei; da graça caístes. 5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque em Yehoshu’ o Messias nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mais sim a fé que opera pelo amor. 7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda a massa toda. 10 confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for sofrerá a condenação. 11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, porque ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. 12 Oxalá se mutilasse aqueles que vos andam inquietando. 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade do Espírito para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. 14 Porque toda a lei se cumpre em uma só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se, vós, porém, vos mordeis uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o espírito, e o espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
COMENTÁRIO
A Aliança anterior instituída no deserto e entregue ao antigo Israel; continha leis e mandamentos, que impediam o direito da livre escolha; no texto em apreciação, ouvimos a exortação: foi para a liberdade, que Yehoshu’, nos libertou. Liberdade, é a faculdade de agir, ou deixar de agir. O que precisamos, é cuidar pra não confundirmos liberdade, com libertinagem!
Quanto a circuncisão, pacto feito entre Y’HWH, e Abhamom, depois de lhos fazer promessas; foi incorporada ao culto, rito, e ordenança da Lei a qual foi inteiramente cumprida por Yehoshu’; e substituída pela Nova Aliança; sem a re-incorporação da circuncisão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s