PORÇÃO SABATINA – 08

PORÇÃO 08
Jan./mar.2012
Tema: MANDAMENTOS DOS APÓSTÓLOS AOS GENTIOS
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Leitura: Atos 15:23-40
Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saúde. 24 Porquanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos; têm-vos perturbado com palavras, confundindo vossos espíritos, 25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados; o Filho de Nabba e Sha’ul, 26 homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Yehoshu’ o Messias. 27 Enviamos, portanto Yehuda e Silaz, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas. 28 Porque pareceu bem ao Espírito; o Santo, e a nós, não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhas das coisas sa-crificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá. 30 Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta. 31 E, quando leram, alegraram-se pela consolação. 32 Depois Yehuda e Silaz, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram. 33 E, tendo-se demorado ali por algum tempo, foram pelos irmãos despedidos em paz, de volta aos que os haviam mandado. 34 Mas pareceu bem a Silaz ficar ali. 35 Mas Sha’ul e o Filho de Nabba; demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando com muitos outros a palavra do Senhor. 36 Decorridos alguns dias, disse Sha’ul ao Filho de Nabba: Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades que temos anunciado a palavra do Senhor, para ver como vão. 37 Ora, Filho de Nabba queria que levassem também a Y’ochanan, chamado Marcoh. 38 Mas a Sha’ul não parecia razoável que tomasse consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho. 39 E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e o Filho de Nabba, levando consigo a Marcoh, navegou para Chipre. 40 Mas Sha’ul, tendo escolhido a Silaz, partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
COMENTÁRIO
Um conciliá-bu-lo foi realizado entre apóstolos e anciãos, específico para discutir a fé dos gentios, e a antiga observação da lei de Moshêh; que era obrigação do antigo culto.
Em resumo, uma carta mandamento, foi enviada à comunidade dos gentios, a qual se tornou regra para a Congregação geral.
NOTA: DESDE A DESTRUIÇÃO DA NAÇÃO DE ISRAEL;NO ANO 70 (SETENTA), A IGREJA DO MASHIACH, DEIXOU DE SER DUAS; A CONGREGAÇÃO DOS GENTIOS TORMOU-SE A ÚNICA DE YEHOSHU’HAMASHIACH.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s