PORÇÃO 10

PORÇÃO 10
Jan/mar 2012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Tema: OS APÓSTOLOS REJEITADOS
Leitura: III Y’oc.1-15
O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade. 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas,e que tenhas saúde,assim como bem vai ao teu espírito. 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade,como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior gozo do que este:o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 5 Amado procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, especialmente para com os estranhos, 6 os quais diante da congregação testificaram do teu amor;aos quais,se os encaminhares na sua viagem de um modo digno do Deus eterno,bem farás; 7 porque por amor do Nome saíram,sem nada aceitar dos gentios. 8 Portanto aos tais devemos acolher,para que sejamos cooperadores da verdade. 9 Escrevi alguma coisa à congregação;mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia,não nos recebe. 10 Pelo que, se eu aí for,trarei à memória as obras que ele faz,proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas os que o querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da congregação. 11 Amado; não imites o mal, mas o bem.Quem faz o bem é do Deus eterno;mas quem faz o mal não tem visto o Deus eterno. 12 De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade, dão testemunho; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Tinha eu muitas coisas que te escrever, mas não o quero fazer com tinta e pena. 14 Espero, porém,ver-te brevemente,e falaremos face a face. 15 Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos nominalmente.
COMENTÁRIO
Este apóstolo, era o irmão de Ya’acov, aquele aquém Herod; matou.
Este Y’ochanan é conhecido como o apóstolo do amor; neste momento final da sua carreira, considerando que o episcopado já havia sido empossado, ele Y’ochanan, se identifica como Bispo ou ancião.
Este seu pergaminho dirigido à Congregação; têm Att, de um gentio convertido, Bispo, cujo nome é Galião; aqui tratado por atérise: Gaio. Y’ochanan alegra-se por ser informado que Gaio, seu discípulo, está praticando os ensinos e doutrinas de Yehoshu’ a verdade, por ele passada. Sh’lomom, disse: ”Melhor que um bom óleo, é um bom nome” Cohelet, 7:1. Há uma distância entre um eloqüente, e um praticante. Y’ochanan, já era velho; ele era o último do ministério apostólico, ainda sobre a terra; a congregação era orientada e supervisionada pelos Bispos, estando entre eles o vaidoso Dióstrefes; prepotente e ingrato.
Nota: ISTO FOI NO FINAL DO PRIMEIRO SÉCULO, E, A NAÇÃO DE ISRAEL JÁ HAVIA SIDO DESTRUIDA; LOGO, NÃO EXISTIA MAIS A IGREJA CHAMADA DA CIRCUNCISÃO; TAMPOUCO, OS IRMÃOS IEHUDIM,TINHA QUALQUER PRIMASIA OU PREVILÉGIO SOBRE OS GENTIOS. (cuidado para que você não se tone presa fácil dos chamados JUDEUS!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s