PORÇÃO 21

PORÇÃO 21
Abril/jun.012
Fonte: Pergaminhos de Yehoshu’
Tema:PENTECOSTES CENSO E NASCIMENTO DO MESSIAS
Leitura: Lc.2:1-24
2. Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. 2 Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria. 3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4 Subiu também Yoseh da Galil, da cidade de Natzeret, a yehudeia, à cidade de David, chamada Bet Léhem Efrat, porque era da casa e família de David, 5 a fim de alistar-se com Myriam, sua esposa, que estava grávida. 6 Enquanto estavam ali chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, 7 e teve a seu filho primogênito; envolveu em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. 8 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. 9 E um anjo de Y’HWH o Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: 11 É que Vos nasceu hoje, na cidade de David, o Salvador, que é o Messias o Senhor. 12 E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. 13 Então de repente, apareceram junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Y’HWH o Deus eterno e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens; de boa vontade. 15 E logo que os anjos se retiraram dele para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já a Bet’léhem, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. 16 Foram, pois, a toda pressa, e acharam Myriam e Yoseh, e o menino deitado na manjedoura; 17 e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; 18 e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam. 19 Myriam, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. 20 E voltaram os pastores, glorificando e Louvando ao Deus eterno por tudo o que tinham visto como lhes fora dito. 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o Nome de Yehoshu’, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 22 Terminados os dias da purificação, segundo a Torah a Lei de Moshêh, levaram-no a Yehoshaláym, para apresentá-lo Y’HWH 23 (conforme está escrito na Torah; a Lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado a Y’HWH), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto no cerimonial; na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.
COMENTÁRIO
No ano 36º; no reinado de Herod, o grande; o pai de Nicolau; no terceiro mês, (sivan), sob decreto do imperador, César; todos os seus súditos foram convocados para o censo cada um na sua própria cidade de origem. Yosef e Myriam eram de Bet L’ehem Efrat em Yehudá; e foram para lá; e ali nasceu Yehoshu’ hamashiach.
Aquele ano tornou-se o marco da era do Messias; era a festa de Pentecoste, quando ele nasceu. (SEGUNDO O CICLO LUNAR, ESSA FESTA SERÁ NO POR-DO-SOL DO DIA 23)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s