PORÇÃO 29

PORÇÃO 29
Jul/set.012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Tema: A IGREJA EM ALERTA CONTRA DISSIMULADOS JUDAIZANTES
Leitura: Gálatas: 2:1-21
2 Depois, passados quatorze anos, subi outra vez a Ye-hoshaláym com o filho de Nabba,levando também comigo a Tito. 2 E subi devido a uma revelação, e lhes expus a Boa Nova ( hb.Bessorah) que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão. 3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos,os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade,que temos em Yehoshu’ o Messias, para nos escravizar; 5 aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição,para que a verdade das Boas Novas permanecesse entre vós.6 Ora, daqueles que pareciam alguma coisa(quais outrora tenham sido,nada me importa; Y’HWH nosso Deus não aceita a aparência dos homens), esses,digo,que pareciam ser alguma coisa,nada me acrescentaram; 7 antes,pelo contrário quando viram que as Boas Novas da incircuncisão me fora confiada,como a Kefah para a circuncisão 8 (porque aquele que operou a favor de Kefah para o apostolado da circuncisão,operou também a meu favor para os gentios),9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Ya’acov, Kefah, e Y’ochanan, que pareciam ser as colunas,deram a mim e ao filho de Nabba as destras de comunhão,para que nós fôssemos aos gentios,e eles à circuncisão; 10 recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres;o que também procurei fazer com diligência.11 Quando, porém, Kefah veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. 12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Ya’acov, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram se foi retirando, e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros yehudin também dissimularam com ele, de modo que até o filho de Nabba se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade das Boas Novas, disse a Kefah perante todos: Se tu, sendo yehudin, vives como gentios, e não como yehudin, como é que obrigas aos gentios a viverem como yehudin? 15 Nós, yehudin por natureza e não pecadores dentre os gentios, 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei cerimonial, mas sim, pela fé em Yehoshu’ o Messias, temos também crido em Yehoshu’ o Messias para sermos justificados pela fé no Messias, e não por obras da lei; pois pelas obras da lei cerimonial nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, procurando ser justificados no Messias, formos nós mesmos também achados pecadores, é porventura o Messias ministro do pecado? De modo nenhum. 18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. 19 Pois eu pela Torah morri para a lei cerimonial, a fim de viver para Yehoshu’. 20 Já estou crucificado com Yeshu’; vivo não mais eu, mas Yeshu’ vive em mim; e a vida que agora vivo na carne; vivo-a na fé no filho do Deus eterno, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. 21 Não faço nula a graça do Deus eterno; porque, se a justiça vem mediante a lei cerimonial, logo o Messias morreu em vão.
COMENTÁRIO
Passados quatorze anos.
Provavelmente, no ano 54, Sha’ul se reuniu com o apostolado em Yehoshaláym e levou consigo a Tito; um dos bispos da Congregação de Yehoshu’ entre os gentios. Tito era de nacionalidade grega; Shaúl observou que os apóstolos não o constrangeram apelando-o que fosse circuncidado.
Muitos fariseus e sacerdotes do culto Mosaico (hoje conhecido como judaísmo), os quais, Sha’ul os qualifica como intrusos disfarçados em seguidor do Mashiach, buscando espiar a nossa liberdade, para tentar nos escravizar, nos impondo o antigo culto da Lei.
Nesta presente dispensassão, na restauração da congregação, muitos têm agido igualmente dissimulados; eles tentam também, escravizar-nos sob pretexto de que são israelenses, arvorando-se únicos filhos do Altíssimo; esquecendo-se de que na cruz, Yehoshu’ o Messias derribou a parede de separação, fazendo dos dois povos; UM; e disse que qualquer que crer no seu nome se torna filho do Deus Altíssimo. Desta forma, a jactância dos israelitas ou judeus, não passa de orgulho desvairado.

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