PORÇÃO 30

PORÇÃO 30
Jul/set.012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Tema: A ESPERTEZA DO INFIEL
Leitura: Luc.16: 1-8
16 Dizia Yehoshu’ também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de está dissipando os seus bens. 2 Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isto que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo. 3 Disse, pois o mordomo; consigo: Que hei de fazer, já que o meu senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4 Agora sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. 5 E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? 6 Respondeu ele:Cem cados de azeite. Disse-lhe então: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinqüenta. 7 Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu, ele: cem coros de trigo, E disse-lhe: Toma tua conta e escreve oitenta. 8 E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com sua geração do que os filhos da luz.
COMENTÁRIO
Yehoshu’; para mostrar aos ministros do Reino do céu que,a sagacidade não se confunde com a fidelidade, pois são distintos e opostos entre si; usou esta parábola na qual, um mordomo infiel, usa a sua sagacidade, na certeza de que reprovado pelo seu senhor, era aplaudido pelo mundo, pois se tornou rico; não importando como.
Yehoshu’ encerra a parábola, com uma ironia.
Tenhamos cuidado em não usar da mordomia do Senhor Yehoshu’, para enriquecimento ilícito; tornando-nos mais amigos dos deleites, que ministros do Deus eterno; pois, Ele; não se deixa escarnecer; tudo que o homem semear, isto ceifará; quem semear na carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semear no espírito, colherá a vida eterna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s