PORÇÃO 43

PORÇÃO 43
Out./dez.012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’ o Messias
Tema: A NAÇÃO E A RELIGIÃO SIMBOLIZADAS NUMA FIGUEIRA
Leitura: Marc. 11:10-21
10 Bendito o reino que vem de nosso pai David! Hosana nas alturas! 11 Tendo Yehoshu’ entrado em Yehoshaléym; foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Beit-Aniah com os doze. 12 No dia seguinte, depois de saírem de Beit-Aniah, teve fome, 13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Yehoshu’, falando,disse a figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. 15 Chegaram, pois, a Yehoshaléym. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derrubou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; 16 e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; 17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito na Torah: A minha casa será casa de oração para todas as nações? Vós, porém, tendes feito covil de salteadores. 18 Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de matá-lo; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina. 19 Ao cair da tarde, saíam da cidade. 20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. 21 Então Kefah, lembrando-se, disse-lhe: Olha Mestre, secou a figueira que amaldiçoaste.
COMENTÁRIO
Conforme Sl.78:2, Yehoshu’ abriu a sua boca e falou em parábolas ou enigmas; ora referindo-se ao Reino do céu,ora aos fariseus e demais autoridades religiosas e também,à nação de Ysrael.
O episódio da figueira retratou a nação com seus líderes e ações; pois, aparentemente, eram em extremo religiosos observadores da Lei, mas na verdade não passava de árvore frondosa e bonita a vista que nada produziam para alimento e restauração.
Como a figueira, no ano setenta sofreram a pena da maldição e secou até a raiz; pois o Templo foi queimado e suas paredes destruídas até não ficar pedra sobre pedra.
Um remanescente foi deixado cativo em Roma; e, pela Congregação de Yehoshu’ os Messias poderão ser salvos para a vida eterna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s