PORÇÃO 45

PORÇÃO 45
OUT./DEZ.012
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’ o Messias
Tema: A CONGREGAÇÃO DO MASHIACH É PEREGRINA NA TERRA
Leitura: I Kefah 1:1-17
1 Kefah,apóstolo de Yeshu’ o Messias, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Ásia e Bitínia, 2 eleitos se-gundo a presciência de Y’HWH o Deus Pai, na santifica-ção espiritual, para a obediência e aspersão do sangue de Yeshu’ o Messias: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 3 Bendito seja o Y’HWH Deus e Pai de nosso Senhor Yeshu’ o Messias, que, segundo a sua grande misericórdia,nos regenerou para uma viva esperança,pela ressurreição de Yeshu’ o Messias dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Y’HWH o Deus eterno sois guardados,mediante a fé,para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo; 6 na qual exultais,ainda que agora por um pouco de tempo,sendo necessário,estejais contristados por várias provações,7 para que a prova da vossa fé,mais preciosa que o ouro que perece, embora provado pelo fogo,redunde para louvor, glória e honra na revelação de Yeshu’ o Messias; 8 a quem,sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o vedes, mas crendo,exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9 alcançando o fim da vossa fé,a salvação.10 Desta salvação inquiriram e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 11 indagando qual o tempo ou a ocasião que o Espírito do Messias que estava neles indicava,ao predizer os sofrimentos que ao Messias havia de vir,e a glória que se lhes havia de seguir. 12 Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós eles ministravam estas coisas; que agora vos foram anunciadas; por aqueles que, sob inspiração enviada do céu, vos pregaram as boas novas; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Yeshu’ o Messias. 14 Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; 15 mas,como é santo aquele que vos chamou,sede vós também santos em todo o vosso procedimento; 16 porquanto está escrito na Torah: Serão santos,porque eu sou santo. 17 E, se invocais por Pai aquele que sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação,…
COMENTÁRIO
Shimom Kefah, como se ler em Atos 15:7 foi escolhido para falar das Boas Novas aos gentios estes, representados na pessoa de Cornélio o centurião romano. Escrevendo às Congregações estabelecidas nos mais variados pontos Gregos e romanos, chamou-as de peregrina; isto contextura com o tratamento usado pelo apóstolo Sha’ul quando escreveu à congregação em Filipe conforme cap.3:20.
Hoje, os judaizantes falsamente atribuem a expressão “peregrino” desta e de outras escrituras, como referindo a religião judaica a fim de obterem primazia, mesmo depois de sua rejeição pelo Altíssimo.
Kefah escreveu em 67 e, neste período o governador Flávio Yosef ainda não havia negociado com o gen. Tito a fuga dos israelitas para a dispersão romana o que ocorreu no ano 70. Neste capítulo temos excelente porção doutrinária; aproveitem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s