PORÇÃO 10

PORÇÃO 10
Jan/mar 013
Fonte: Pergaminho de Yehoshu’
Tema: MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO
Leitura: Y’ochanan 1:1-14
No princípio era a palavra, e a palavra, era Y’HWH o eterno Deus; e a palavra, era o próprio Deus. 2 Ela estava no princípio com Y’HWH.3 Todas as coisa foram feitas por Ela,e,sem Ela nada do que foi feito se fez. 4 Nela estava a vida,e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado de Y’HWH o eterno, cujo nome era Y’ochanan. 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz,mas veio para dar testemunho da luz.9 Pois a verdadeira luz,que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.10 Estava Ele no mundo,e o mundo foi feito por Ele,e o mundo não o conheceu.11 Veio para o que era seu,e os seus não o receberam.12 Mas,a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome; deu-lhe o poder de se tornarem filhos do Deus eterno; 13 estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne,nem da vontade do varão, mas de Y’HWH o Deus eterno.14 A palavra se fez carne,e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;e vimos a sua glória, como a glória do uni-gênito do Pai.
COMENTÁRIO
Por causa dos pecados cometidos pelos da nação de Israel, o povo foi levado em cativeiro nos dias do reinado de Tsidkiáhu. Ao retornar com Ezrá e Nehemyá, o procedimento nacional dos israelenses em nada mudou; a nação que foi eleita para ser exemplo de santidade entre todas as nações da terra, tornou-se a vergonha de todas, como disse Y’HWH pelo profeta: “… Meu nome é cada dia blasfemado.” Is.52:5; andando em total rebelião e incredulidade contra a Torah, Israel estava em trevas, assentada na região e sombra da morte; então foi-lhe enviado o profeta Y’ochanan clamando como se estivesse num deserto; ele trazia uma consagração por lavagem para os que iam ter com ele e,confessavam os seus pecados.
Yerroshu’ foi ter com Y’ochanan e, ao ser consagrado Y’ochanan testificou dizendo que viu no formato de pomba, o Espírito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s