PORÇÃO 30

CONSELHO NACIONAL DOS BISPOS PASTORES E SEGUIDORES DE YEHOSHU’ O MESSIAS
PORÇÃO 30
Abril/jun.013
Tema: AUTORIDADE DA IGREJA
Fonte: Pergaminho de Y’ehoshu’
Leitura: Mt.18:1-18
Naquela hora chegou-se a Yehoshu’ os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? 2 Yehoshu’, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: Em verdade vos digo se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrarão no reino dos céus. 4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5 E qualquer que recebe em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe. 6 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.7 Ai do mundo, por causa dos tropeços!Pois é inevitável que venham; mais ai do homem por quem o tropeço vier! 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. 9 E,se o teu olho te fizer tropeçar,arranca-o,e lança-o de ti;melhor te é entrar na vida com um só olho do que tendo dois olhos,ser lançado no inferno de fogo.10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face do meu Pai nos céus.11 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.12 Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se ex-traviar, não deixará às noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? 13 E, achado-a, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta, do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. 14 Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos. 15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreendi-o entre ti e ele só; se ti ouvir, terás ganhado o teu irmão; 16 Mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o a Congregação; e se também recusar ouvir a Congregação, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.
COMENTÁRIO
Os apóstolos indagaram sobre o Reino do Céu, mas considerando a habitação dos anjos e arcanjos; Yerroshu’, porém, lhes falou que o Reino do céu estava na terra e entre eles (ver Mc. 1:15) e que eles os apóstolos que ali representavam toda a Congregação, eram os súditos e ministros deste reino.
Muitos pais que seguiam a Yerroshu’ traziam os seus filhos consigo (Mar.10:14); logo a criança a que o texto se refere não era uma qualquer como dos filhos dos adversários de Yerroshu’; era uma criança que lhe seguia!
Ao escrever à Congregação em Corinto o apóstolo Sh’aul mencionou este ensino de Yerroshu’ dizendo que devemos ser meninos na malicia e adultos no entendimento. I Cor.14:20.
Nesta conversa Yerroshu’ também delegou publicamente autoridade à sua Congregação para ligar ou desligar alguém no seu reino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s