PORÇÃO 36

PORÇÃO 36
Jul/set.013
Fonte Pergaminho de Yehoshu’ o Messias
Tema: O PERGAMINHO É A LEI DO MESSIAS
Leitura: Rom.13:1-14
Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha do Deus eterno; e as que existem foram ordenadas pelo Deus eterno. 2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação do Deus eterno; e os que resistem trarão sobre si mesmo a condenação. 3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; 4 porquanto ela é ministro do Deus eterno para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz de balde a espada; porque é ministro do Deus eterno, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.5 Pelo que é necessário que lhes estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. 6 Por esta razão também pagais tributo;porque são minis-tros do Deus eterno,para atenderem a isso mesmo.7 Dai a cada um o que lhe é devido:a quem tributo,tributo;a quem imposto, imposto;a quem temor, temor; a quem honra, honra. 8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama o próximo tem cumprido a Torah. 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás;não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. 11 E isso faça, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos,pois, das obras das trevas,e vistamo-nos das armas da luz.13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebe-deiras, não em contendas e inveja.14 Mas revesti-vos do Senhor Yehoshu’ o Messias; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
COMENTARIO
Os Pergaminhos dos apóstolos são as Boas Novas da salvação, a Lei de Yerroshu’ o Messias; neles estão contidos os seus cultos, dogmas, ritos e doutrinas que dão firmeza aos que os pratica.
O texto em apreciação relata atos das autoridades do sistema comum, mas estes têm a aprovação divina, pois servem para manter a disciplina e até o castigo para quem pratica o mal.
É comum ver-se entre os religiosos, pregadores ou professores que falando passam grande confiança aos que os ouvem, mas os mesmos compram e não pagam, agem como vigaristas, estelionatários e outras más ações usadas para o enriquecimento fácil; mas o Pergaminho diz: A ninguém devais coisa alguma.
O texto também faz lembrar que o decálogo dado na Antiga Aliança está reiterado em nova legislação na Lei do Messias. (confira: Mt.5:21-49)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s